A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

XIII ESTÁGIO DE ORQUESTRA DE SOPROS DO MÉDIO TEJO – VII CURSO DE DIREÇÃO 2018

Agosto 20 - Agosto 25

XIII ESTÁGIO DE ORQUESTRA DE SOPROS DO MÉDIO TEJO – VII CURSO DE DIREÇÃO 2018

20 a 25 de Agosto 2018

Maestro Convidado: Shawn Smith (EUA)

Direção Artística: Simão Francisco

 

 

 

Maestro Convidado: Shawn Smith

Imagem2

O Dr. Shawn Smith é Diretor de Bandas e Professor Associado de Direção na Universidade da Carolina do Norte em Charlotte. Smith possui um diploma de Doutorado em Artes Musicais na direção instrumental da Universidade Estadual do Arizona e mestrado em Música e Bacharel em Educação Musical da Universidade Estadual da Louisiana e da Universidade Estadual de Boise, respectivamente. Antes de sua nomeação na UNC Charlotte, Smith passou oito anos como Diretor de Bandas na Texas A & M University-Corpus Christi.

Em alta demanda como um condutor de banda e orquestra, clínico e adjudicador, Smith foi convidado a realizar conjuntos profissionais e educacionais em todo os Estados Unidos e conduz regularmente na América do Sul. Smith foi convidado a realizar conjuntos profissionais, incluindo a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (Brasil), a Banda Sinfónica da Província de Córdoba (Argentina), a Sinfônica de Corpus Christi (Texas) e membros da Charlotte Symphony (Carolina do Norte) ). Igualmente em casa com produções de ópera e teatro musical, Smith conduziu orquestras de poços para o Casamento de Figaro e uma série de seis semanas de Les Misérables. Suas apresentações foram ouvidas várias vezes no “Performance Today” da American Public Media, o programa de rádio de música clássica mais popular nos Estados Unidos. Mais recentemente, Smith serviu como o maestro da Montana All-State Band.

Smith atua como condutor convidado e professor visitante de direção para o Festival Internacional de Música do Pará, Brasil, e realizou bandas profissionais e comunitárias em todo o Brasil, desde as grandes cidades do Rio de Janeiro e São Paulo até pequenas cidades e aldeias do Norte Brasil.

Na área de pesquisa, Smith foi publicado no Journal of the World Association for Symphonic Bands and Ensembles e em Alta Musica e apresentou sua pesquisa em conferências nacionais e internacionais nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Smith também apresentou inúmeras clínicas educacionais, workshops e discursos, principalmente na International Midwest Band and Orchestra Clinic em Chicago, Illinois e em conferências de música estaduais em todo os Estados Unidos.

Como professora da escola pública, o Dr. Smith serviu como Diretor de Bandas e Orquestra em uma das maiores escolas secundárias de Idaho, onde administra um programa de música instrumental abrangente. Enquanto na Meridian High School, conjuntos sob sua direção eram distinguidos entre os melhores do estado.

Um trompetista realizado, Smith atuou com a Sinfônica de Corpus Christi, a Orquestra Filarmônica de Boise (Idaho), a Sinfonia Acadiana (Louisiana), a Nova Sousa da Keith Brion e as Temptations.

Durante seu mandato como Diretor de Bandas no Texas A & M-Corpus Christi, Smith recebeu o Prêmio de Excelência em Ensino do Sistema Texas A & M duas vezes. Smith detém membros honorários em Phi Mu Alpha Sinfonia, Sigma Alpha Iota e Kappa Kappa Psi. Ele também é membro da North Carolina Music Educators Association, da College Band Directors National Association e da Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos.

Director Artístico

image1.jpeg.opt589x612o0,0s589x612Simão Francisco - Simão Francisco, natural de Tomar, onde iniciou os seus estudos musicais, ingressa em 2006 na ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto – na Classe de Flauta, onde trabalhou primeiramente com o Prof. Paulo Barros e mais tarde com a Prof. Raquel Lima (com a qual   terminou a licenciatura). Obteve formação com flautistas como Nuno Inácio, Sthephanie Wagner, Olavo Barros, Vasco Gouveia, Katharine Rawdon, Vera Morais, Thies Roorda, entre    outros. Colaborou com Orquestras como Sinfonieta da   Esmae, Orquestra de Câmara da Gulbekian (Braga), Momento Perpetuum, Orquestra de Sopros dos Templários, Verão Amizade e Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã, no qual foi chefe de naipe convidado. Nestes agrupamentos  trabalhou com prestigiados maestros, entre os quais, Alberto Roque,   Jean-Sebastien Berreau, Bruno dal Bom, Yuri Nasushkin, Martin André, Jouke Houekstra, Erik Janssen, António Saiote e Reinaldo Guerreiro.

Desenvolve atividade enquanto maestro, sendo presentemente maestro titular da Orquestra de Sopros da Canto Firme, da Orquestra de Sopros do Médio Tejo, da Orquestra Sinfónica de Thomar, da Orquestra de Sopros da Covilhã e maestro da Filarmónica SAMP – Pousos. Obteve aulas de Direção de Orquestra com os maestros Jean-Sebastien Berreau, Jouke Houekstra, Steven Davis, Félix Hauswirth, Ferrer Ferran e Alberto Roque. Enquanto maestro trabalhou com solistas como:  Tiago Rosa (Fagote), Bruno Cruz (Trompa), Bruno Pascoal (Eufónio), Fábio Palma (Acordeão), Mariana Barradas (Violoncelo), Daniel Frazão (Clarinete), José António Lopes (Saxofone), Carlos Cardoso (Tenor), Carla Pais (Soprano) e Alberto Roque (Saxofone). Colaborou com a  Classe de Composição da ESMAE, com a qual estreou várias obras de compositores portugueses.

Dirigiu, como maestro convidado, a Orquestra de Sopros da Universidade de Évora e a Unión Musical San Roque (Valência – Espanha).

Apresentou-se como solista com a Orquestra de Sopros do Médio Tejo (Tomar), com a Frysk Fanfarre Orchestra(Holanda) e com a Unión Musical San Roque (Espanha).

É desde 2013 Director Artístico do Estágio de Orquestra de Sopros do Médio Tejo. É membro fundador da Associação The BellsBrass Ensemble. Integra o corpo docente do    Conservatório de Artes da Canto Firme, no qual assume as classes de flauta transversal, música de câmara e Orquestra de Sopros. É ainda Director Artístico dos Ciclos de Concertos Cantar Natal e Maio Música, desenvolvidos em parceria entre a Canto Firme – Associação de Cultura e o Município de Tomar.

Presentemente encontra-se a terminar o Mestrado em Ensino de Música na ESART (Castelo Branco) na classe de flauta da professora Katharine Rawdon e da professora Sthephanie Wagner.

Solista Convidado: Alberto Roque

OLYMPUS DIGITAL CAMERAIniciou os seus estudos musicais na SAMP, Pousos – Leiria.
Em 1998 concluiu a sua licenciatura em Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra e em 2005 licenciou-se em Saxofone pela Escola Superior de Música de Lisboa
Em 1998 foi-lhe atribuído o 1º Prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.
Em 2001 obteve o grau de Perfectionnement, na classe de Direcção de Orquestra do Maestro Jean-Sébastien Béreau, no Conservatório de Dijon (França).
Assumiu em 2004 a direcção da Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, onde exerce também funções de direção Artística da Camerata de Sopros Silva Dionísio, com a qual gravou o CD “New Harmoniemusik”, que reúne obras dedicadas a este agrupamento. É também coordenador e docente da Licenciatura em Direcção de Orquestra de Sopros.
Como maestro convidado dirigiu as Bandas Sinfónicas do Exército, da GNR, Banda Sinfónica Portuguesa, a Banda Municipal de Madrid, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Sinfónica da ESART, secção de Metais e Percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica de Castilla y Leon, Jovem Orquestra de Sopros de Israel, entre outras, tendo também dirigido vários solistas tais como Haken Rosengren (Suécia), Jeremy Lake (E.U.A), Claude Delangle (France) Henk van Twillert (Holanda), António Belijar (Espanha), James Houlik (USA), Pedro Carneiro (Portugal), Mário Laginha e Maria João (Portugal), Julian Elvira (Espanha), Irene Lima (Portugal), entre outros.
É director artístico e maestro titular da orquestra “Ars Lusitanae”, formada por músicos da região de Leiria.
Integrou a Comissão Artística nas 15ª e 17ª Conferências da WASBE que decorreram respectivamente em Taiwan em Julho de 2011 e Julho de 2017 em Utrecht (Holanda). Em Julho de 2015 foi o maestro convidado para realizar a Masterclass de Direcção na 16ª Conferência da WASBE em S. José, Califórnia.
Desenvolve a sua actividade de saxofonista no Quarteto Saxofínia, do qual é membro fundador e no projecto “Concertos para bebés” da companhia Musicalmente.

Chefes de Naipe

Flauta - Sofia Cosme

Oboé – Sofia Brito

Clarinete - Daniel Frazão

Saxofone - Fábio Monteiro

Fagote - Tiago Rosa

Trompete - Cláudio Pinheiro

Trompa - Bruno Cruz

Trombone - Alexandre Vilela

Eufónio - Pedro Andrade

Tuba - João Chaveiro

Percussão - Hugo Ribeiro e Rodrigo Oliveira

Violoncelo - Mariana Alberto

Contrabaixo - Nuno Coroado

Programa
 

Four Dances from West Side Story - Bernstein/Polster

Overture to La Forza del Destino - Verdi/Rogers

O Caminho de Teseu - Luís Tinoco, Solista: Alberto Roque

Notas Importantes

A roupa para o concerto é calça e camisa preta (Homens) e vestido preto (Mulheres)

Curso de Direcção:

As vagas para participantes no Curso de Direcção têm limite de 10 vagas disponíveis;

Os participante no VII Curso de Direção terão de pagar 25% do valor da Inscrição no acto de inscrição (Valor não reembolsável), e enviar o Currículo Vitae, para fins de selecção, juntamente com comprovativo de pagamento

A impressão de partituras é da responsabilidade dos participantes;

A participação no Curso de Direcção não implica, obrigatoriamente, a apresentação a público no Concerto de Encerramento do Curso, estando essa gestão a cargo do Maestro convidado e da Direcção Artística;

Os maestros participantes que toquem instrumentos de Sopro ou Percussão devem de se fazer acompanhar dos mesmos, de forma a integrar a Orquestra.

 

Horário

Horário OSMT osmt18-1

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha de Inscrição:

* Os valores incluem oferta do Kit OSMT (T-Shirt, Fita e Lápis)

Campos marcado com * são obrigatórios.

Detalhes

Início:
20 Agosto, 2018
Fim:
25 Agosto, 2018
Event Categories:
,

Organizador

Canto Firme
Telefone:
249314251
E-mail:
Site:
www.cantofirme.pt

Local

Canto Firme
Telefone:
249314251
Rua Dom Lopo Dias de Sousa, 8C, Tomar, 2300-483 Tomar
+ Google Map
Site:
www.cantofirme.pt