Cursos Profissionais

Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão

(10.º, 11.º e 12.º Ano)

Curso Profissional em parceria com a Escola Secundária Jácome Ratton (participação nos transportes ou residência e nas refeições) 

Destinatários
  • Cursos ProfissionaisAlunos em via de completar ou que já tenham completo o 9º ano de escolaridade ou equivalente e não possuir idade superior a 20 anos, na data de ingresso.
  • Alunos provenientes de conservatórios e academias de música.
  • Alunos que sejam músicos filarmónicos ou possua quaisquer outras habilitações musicais e pretendam obter uma formação artística de excelência de nível secundário.
Habilitações
Dupla Certificação: Diploma Profissional de Instrumentista (Nível IV), diploma de conclusão do Nível Secundário e possibilidade de acesso ao Ensino Superior.
Componentes de Formação
  • Sócio-Cultural (Ministrada na Escola Jácome Ratton): Português, Língua Estrangeira, Área de Integração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física.
  • Científica (Canto Firme): História da Cultura e das Artes, Teoria e Análise Musical, Física do Som.
  • Técnica (Canto Firme): Instrumento, Conjuntos Instrumentais, Naipe e Orquestra, Projetos Coletivos e Improvisação, Formação em Contexto de Trabalho.
Instrumentos
  • Flauta Transversal
  • Flauta de Bisel
  • Oboé
  • Clarinete
  • Fagote
  • Saxofone
  • Trompa
  • Trompete
  • Trombone
  • Eufónio
  • Tuba
  • Percussão

Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Tecla

(10.º, 11.º e 12.º Ano)

Curso Profissional em parceria com a Escola Secundária Jácome Ratton (participação nos transportes ou residência e nas refeições) 

Destinatários
  • Cursos ProfissionaisAlunos em via de completar ou que já tenham completo o 9º ano de escolaridade ou equivalente e não possuir idade superior a 20 anos, na data de ingresso.
  • Alunos provenientes de conservatórios e academias de música.
  • Alunos que sejam músicos filarmónicos ou possua quaisquer outras habilitações musicais e pretendam obter uma formação artística de excelência de nível secundário.
Habilitações
Dupla Certificação: Diploma Profissional de Instrumentista (Nível IV), diploma de conclusão do Nível Secundário e possibilidade de acesso ao Ensino Superior.
Componentes de Formação
  • Sóciocultural (Ministrada na Escola Jácome Ratton): Português, Língua Estrangeira, Área de Integração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física.
  • Científica (Canto Firme): História da Cultura e das Artes, Teoria e Análise Musical, Física do Som.
  • Técnica (Canto Firme): Instrumentos (Específico e de Acompanhamento), Música de Câmara, Naipe, Orquestra e Prática de Acompanhamento, Projetos Coletivos, Formação em Contexto de Trabalho.
Instrumentos
  • Guitarra Clássica
  • Guitarra Portuguesa
  • Piano
  • Órgão
  • Acordeão
  • Harpa
  • Violino
  • Viola d’Arco
  • Violoncelo
  • Contrabaixo

Curso Profissional de Interpretação

(10.º, 11.º e 12.º Ano)

Curso Profissional em parceria com a Escola Secundária Jácome Ratton (participação nos transportes ou residência e nas refeições) 

Condições de Acesso
  • Alunos em via de completar ou que já tenham completo o 9º ano de escolaridade ou equivalente e não possuir idade superior a 20 anos, na data de ingresso.

Oficina de Teatro

Habilitações
  • Equivalência ao 12º Ano de escolaridade;
  • Diploma Profissional de Instrumentista (Nível IV), diploma de conclusão do Nível Secundário;
  • Condições de candidatura ao Ensino Superior iguais às dos alunos diplomados pelo regime geral.
Componentes de Formação
  • Sóciocultural (Ministrada na Escola Jácome Ratton): Português, Língua Estrangeira, Área de Integração, Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação Física.
  • Científica (Canto Firme): História da Cultura e das Artes, Psicologia e Dramaturgia.
  • Técnica (Canto Firme): Interpretação, Movimento, Voz e Formação em Contexto de Trabalho.
Perfil Profissional
  • Preparar e criar a interpretação da personagem;
  • Analisar a obra em que se insere a personagem, o seu autor, assim como o seu contexto histórico e sociocultural;
  • Memorizar os diálogos, os movimentos e as marcações;
  • Proceder à identificação da caracterização a utilizar, consoante a personagem;
  • Aplicar os conhecimentos de dança, técnicas de luta e outras técnicas necessárias à interpretação das personagens;
  • Ensaiar o texto, os movimentos e as marcações da sua personagem e interagir com os outros intervenientes, participando no processo criativo;
  • Atuar em espetáculos teatrais, filmagens, gravações, dobragens e noutras atividades artísticas;
  • Preparar a atuação, caracterizando-se, vestindo-se e concentrando-se no papel a representar;
  • Interpretar a personagem de acordo com os ensaios e as circunstâncias em que se desenrola a atuação.
Saídas Profissionais
  • Ator em Companhias teatrais;
  • Animador em Eventos Culturais;
  • Ator em Teatro de rua;
  • Dobrador em Filmagens de Animação ou filmes de língua estrangeira;
  • Locuções de publicidade e documentários;
  • Ator em ficção para Televisão e Cinema;
  • Assistente de Encenação em projetos teatrais.