Conservatório de artes

2

O Conservatório de Artes Canto Firme, escola de ensino especializado de música, teve a sua oficialização em 1996. Desde essa data que os seus projectos educativos visam não só a formação de músicos, como a sensibilização para a música de toda a comunidade tomarense, dando a continuidade a tradição musical existente em Tomar. O projecto educativo da escola, tem como principal objectivo o relacionamento entre músicos e ouvintes, através de uma vida musical activa fora do ambiente escolar. Pretende-se com este projecto melhorar a qualidade de ensino nos níveis de iniciação e básico, como melhorar preparação das gerações futuras; alargar o número de cursos existentes na escola, como a perspectiva da formação de uma orquestra sinfónica em Tomar e alargar a cultura artística da comunidade escolar, através da organização de Ciclos de Concertos.

No presente ano lectivo o Conservatório de Artes conta com um corpo docente de 30 professores, 18 cursos de instrumento e cerca de 300 alunos, distribuídos pelos Cursos de Iniciação, Básico e Secundário. Desde o ano de 2008-2009, tem em funcionamento um pólo na localidade de Mação, Firmação – Conservatório de Música de Mação, criado com o objectivo de fomentar o ensino da música junto dos jovens da região.

O Conservatório de Artes Canto Firme pretende ainda continuar com o trabalho desenvolvido junto dos Jardins-Escola Joao de Deus da cidade, com aulas de iniciação musical leccionadas no próprio Jardim-Escola, onde o estudo de um instrumento musical tem o número de alunos cada vez mais alargado. Salienta-se o facto de a grande maioria destes alunos continuarem os seus estudos musicais quando ingressam o 5º ano de escolaridade, optando preferencialmente pelo ensino articulado.

No âmbito das iniciativas viradas para a comunidade, pretendemos continuar a dinamizar algumas das actividades que se tem cimentado junto da população tomarense, nomeadamente as sessões de Música para Pais e Bebés. Esta actividade tem, desde a sua primeira edição, uma forte adesão por parte das famílias tomarenses que vêem nestes cursos uma forma de proporcionar aos seus filhos um ambiente musical com uma forte componente pedagógico-didáctica.

Fruto do empenho desta Escola numa formação de qualidade, é-nos autorizado a abertura de Cursos Profissionais, que desenvolvemos em parceria com a Escola Jácome Ratton, pelo 3º ano consecutivo. Este recente projecto da nossa Escola, vocacionada para alunos que concluíram o 3º ciclo do ensino básico, permite o desenvolvimento de mais uma vertente profissionalizante na nossa cidade, tornando-se uma mais-valia para todos os jovens que por ela optem. Além disso, um curso profissional artístico numa região com grande enraizamento musical, demonstrado pelo número de escolas de Musicas e Bandas Filarmónicas, é mais um passo para a institucionalização de uma Orquestra Sinfónica em Tomar.

Finalidades do Projecto Educativo
  • Levar os alunos a ouvirem e executarem música para além da sala de aula;
  • Criar condições para uma salutar concorrência entre os alunos da Escola, por uma melhoria tanto de técnica como de interpretação;
  • Fazer com que os alunos ganhem um sentido critico em relação a música em geral a sua execução em particular;
  • Criar necessidades objectivas para novas aprendizagens, através de uma pratica musical regular;
  • Desenvolver actividades de divulgação musicais com carácter pedagógico e formativo;
  • Fazer a ligação dos Encarregados de Educação a Escola de Música. Através de actividades musicais;
  • Dinamizar a participação de todos os intervenientes no processo educativo da Escola;
  • Reflectir sobre o actual sistema curricular do Ensino Vocacional de Música;
  • Organizar acções de formação que visem a melhoria global da qualidade de ensino;
  • Aprofundar o relacionamento entre o Ensino para a Música e o Ensino pela Música na formação global do aluno;
  • Oferecer as condições necessárias para um Ensino Especializado de Música.

Para isso, pretende-se hierarquizar a comunicação musical através de uma pirâmide pedagogicamente orientada no sentido de que, em todos os níveis de Ensino e para todos os níveis etários, existam respostas para as necessidades de desenvolvimento de cada aluno. “Comunicar Musicalmente com Outros” e, assim o titulo de um Projecto Educativo que pretende alcançar a criação de um ambiente musical ao redor da Escola e da sua Associação proprietária (que e uma Associação que se dedica com profunda consciência a animação e difusão musical há cerca de trinta anos), contribuindo para melhorar as condições de aprendizagem dos alunos, por um lado, e da própria vida musical da cidade, por outro.

Pretende-se que, através deste Projecto, alunos, encarregados de educação e restante comunidade escolar, utilizem a pratica musical e a especulação estética, enquanto importante factor de formação Humana e artística criando as condições envolventes para o despertar de vocações e opções profissionalizantes.

Contacto: conservatoriodeartes@cantofirme.pt

tripticos_conservatório-page-001

tripticos_conservatório-page-002