Articulado e Supletivo

São os Cursos oficialmente reconhecidos e tutelados pelo Ministério da Educação.

Englobam o Curso Básico e o Curso Secundário, e podem ser frequentados em regime articulado ou em regime supletivo.

Curso Básico

Destina-se a alunos a partir dos 10 anos de idade, quando ingressam no 5º ano de escolaridade.

Integra o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, e corresponde aos 5º a 9º anos de escolaridade.

Disciplinas
Instrumento, Classe de Conjunto e Formação Musical.

Curso Secundário / Complementar

Destina-se a quem concluiu um Curso Básico de Música, ou possua conhecimentos musicais equivalentes. Corresponde aos 10º, 11º e 12º anos.

Disciplinas
Instrumento, Classe de Conjunto e Formação Musical, História da Música, Análise e Técnicas de Composição, Prática ao Teclado e Acústica Musical (não sendo obrigatório todas as disciplinas).

Regimes de Frequência

Os regimes de frequência são o regime articulado e o regime supletivo. O regime articulado é uma forma de frequentar o ensino da Música em que o Conservatório e a Escola regular se articulam entre si, de forma a aliviar a carga horária do aluno e não duplicar disciplinas. Nesta modalidade o aluno frequenta um plano de estudos especificamente adaptado, em que as disciplinas do Conservatório são integradas na matriz curricular da escola regular. No regime supletivo os alunos frequentam a escola regular e, paralelamente, todas as aulas do currículo musical no Conservatório. Estes cursos são financiados pelo Fundo Social Europeu através do POPH. O regime articulado é financiado a 100%, enquanto a comparticipação do regime supletivo é efectuada em 50%, desde que o aluno esteja a frequentar a escolaridade obrigatória e tenha até dois anos de desfasamento entre o curso de música e a escolaridade geral.

Legislação

ANQEP - link

Instrumentos disponíveis

Acordeão, Canto, Clarinete, Contrabaixo, Eufónio, Fagote, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Harpa, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola de arco, Violino, Violoncelo.