Articulado e Supletivo

São os Cursos oficialmente reconhecidos e tutelados pelo Ministério da Educação.

Englobam o Curso Básico e o Curso Secundário, e podem ser frequentados em regime articulado ou em regime supletivo.

Curso Básico

Destina-se a alunos a partir dos 10 anos de idade, quando ingressam no 5º ano de escolaridade.

Integra o 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, e corresponde aos 5º a 9º anos de escolaridade.

Disciplinas
Instrumento, Classe de Conjunto e Formação Musical.

Curso Secundário / Complementar

Destina-se a quem concluiu um Curso Básico de Música, ou possua conhecimentos musicais equivalentes. Corresponde aos 10º, 11º e 12º anos.

Disciplinas
Instrumento, Classe de Conjunto e Formação Musical, História da Música, Análise e Técnicas de Composição, Prática ao Teclado e Acústica Musical (não sendo obrigatório todas as disciplinas).

Regimes de Frequência

Os regimes de frequência são o regime articulado e o regime supletivo. O regime articulado é uma forma de frequentar o ensino da Música em que o Conservatório e a Escola regular se articulam entre si, de forma a aliviar a carga horária do aluno e não duplicar disciplinas. Nesta modalidade o aluno frequenta um plano de estudos especificamente adaptado, em que as disciplinas do Conservatório são integradas na matriz curricular da escola regular. No regime supletivo os alunos frequentam a escola regular e, paralelamente, todas as aulas do currículo musical no Conservatório. Estes cursos são financiados pelo Fundo Social Europeu através do POPH. O regime articulado é financiado a 100%, enquanto a comparticipação do regime supletivo é efectuada em 50%, desde que o aluno esteja a frequentar a escolaridade obrigatória e tenha até dois anos de desfasamento entre o curso de música e a escolaridade geral.

Legislação

ANQEP - link

Instrumentos disponíveis

Acordeão, Clarinete, Contrabaixo, Fagote, Flauta de Bisel, Flauta Transversal, Guitarra Clássica, Oboé, Órgão, Percussão, Piano, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba, Viola de arco, Violino, Violoncelo.