Canto Firme

MASTERCLASS DE FAGOTE

Cartaz Masterclasses 2018

Masterclass de Fagote

Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar

01 de Dezembro de 2018

Professor Orientador: CAROLINO CARREIRA

 

 

Carolino Carreira

Carolino Carreira começou os seus estudos musicais com 12 anos de idade. Ingressou, mais tarde, no curso de Fagote do Conservatório Nacional de Lisboa, o qual terminou em 1987. Logo após, tendo obtido uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, fez uma pós-graduação no Royal Northern College of Music em Manchester, Inglaterra, em 1988/89. Entre 1987 e 1992 integrou a Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional de S. Carlos. Integrou a Orquestra Régie Sinfonia do Porto como 1° Fagote na temporada 1992/93. Leccionou as disciplinas de Fagote e Música de Câmara desde 1991 até 2001, na Escola Profissional de Música de Almada. Tendo obtido formação de fagote antigo com Alberto Grazzi, desenvolveu actividade no campo da música antiga, quer como solista, quer integrado em diversos agrupamentos. Como elemento do Quinteto de Sopros Flamen realizou concertos, tournées e gravações para a rádio e televisão. Em Novembro de 2009, a convite da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, fez a estreia nacional do Concerto para fagote e agrupamento de sopros de Frigyes Hidas, num concerto no Grande Auditório do CCB, que teve transmissão em direto pela RDP Antena 2.Com a Orquestra Sinfónica Portuguesa já se apresentou a solo interpretando a Sinfonia Concertante de W.A. Mozart (1996), Konzertstück para Fagote Op.2 de F. Berwald (2010) e Concerto para Fagote e Orquestra de W. A. Mozart (2013). Em Outubro de 2018, na qualidade de interprete e produtor, realizou o primeiro CD de música instrumental solística para instrumentos de sopro de Francisco António Norberto dos Santos Pinto: Belcanto e Virtuosismo Instrumental do Romantismo Português. É licenciado em Fagote pela ESART de Castelo Branco. É detentor do título de Professor Especialista na área de Instrumento/Fagote.É Professor de Fagote e Música de Câmara na Escola Superior de Artes no Instituto Politécnico de Castelo Branco.Desde que 1993 integra a Orquestra Sinfónica Portuguesa como 1º Fagote solista.

Notas Importantes
  • Os alunos participantes na Masterclasse que frequentem o 3º ciclo, ensino secundário ou ensino superior terão uma aula individual de 45 minutos, sendo o valor de inscrição 30€.
  • Os alunos participantes na Masterclasse que frequentem o regime de iniciação ou 2ºciclo do ensino básico, terão uma aula individual de 30 minutos, sendo o valor de inscrição 20€.
  • Horário da masterclass: 09H30 às 13H00 e 14H30 às 19H00.
  • Durante o dia, os alunos são agrupados para a preparação de um concerto de encerramento pelas 18H30.
  • Para a realização da masterclass serão admitidos no máximo 10 alunos e as inscrições devem ser efectuadas até ao dia 27/Nov.

 

Nota: Os dados solicitados serão tratados e cuidados com segurança ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) – Regulamento 2016/679, de 27 de Abril.

Formulário de inscrição:

Campos marcado com * são obrigatórios.

 

Deixe um comentário

Deve iniciar sessão para comentar.