A carregar eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já ocorreu.

Maio Música 2018

Maio 5 - Maio 27

MAIO MÚSICA 2018

05 a 27 de Maio

- Tomar -

 

 

05 de Maio I 21h – Auditório da Biblioteca Municipal de Tomar

Recital de Piano por Marta Menezes

(Homenagem a António Fragoso – Centenário da sua Morte)

 

Marta Menezes

MartaMenezesVencedora do 1º Prémio no Concurso Beethoven no Royal College of Music (Londres, 2013) e no Concurso Internacional de Piano de Nice Côte D’Azur “Simone Delbert-Février” (2013), Marta Menezes conta ainda com outros prémios em concursos internacionais em Portugal, Espanha e França.

Apresenta-se regularmente em recital, a solo e em música de câmara, tendo actuado em diversos países na Europa, em Cabo Verde e nos Estados Unidos. Das temporadas mais recentes, destacam-se os seus recitais no Centro Cultural de Belém, na Rádio Antena 2, na Chopin Society of Connecticut (EUA) e o concerto de abertura do festival internacional Lisbon Music Fest. Na passada temporada, Marta apresentou-se pela primeira vez na China, numa série de oito concertos em seis diferentes cidades, que terminou com dois concertos de lotação esgotada em Pequim.

Como solista, colaborou com a Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa, com a Camerata MusArt, com a Camerata Amicis, com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, com a Orchestre Régional de Cannes e com a Student Orchestra da Jacobs School of Music (Universidade de Indiana), sob a direcção dos maestros Vasco Azevedo, Gareguin Aratiounian, Carlos Silva, Nikolay Lalov, Nicolas Simon e Louis Lohraseb, respectivamente.

Marta tem um papel activo na divulgação da música portuguesa em Portugal e no estrangeiro. Fez a estreia de várias obras de compositores portugueses contemporâneos e desenvolveu um projecto a dois pianos e piano a quatro mãos com a pianista Inês Andrade, dedicado exclusivamente a este repertório.

No presente ano, Marta apresentará uma série de recitais de homenagem a Vianna da Motta, em comemoração dos 150 anos do seu nascimento.

Recebeu em 2014 a “Medalha de Prata de Valor e Distinção” pelo seu percurso enquanto pianista, atribuída pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Em 2015 editou o seu primeiro CD com obras de L. v. Beethoven e F. Lopes-Graça, com o apoio da Fundação GDA, que recebeu o prémio Global Music Award nos EUA: “Silver Medal – Outstanding Achievement” nas categorias de classical piano e emerging artisa, tendo sido também eleito fan favorite.

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música Jaime Chavinha, em Minde, com Gabriela Capaz, tendo estudado mais tarde com Paulo Pacheco.  Fez a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do pianista Miguel Henriques. Prosseguiu os seus estudos no Mestrado em Música na mesma instituição, sob a orientação de Miguel Henriques e Jorge Moyano, onde concluiu o curso com a classificação máxima. Em 2013, terminou com Distinção o seu segundo mestrado – Master of Performance – no Royal College of Music em Londres, na classe do pianista Dmitri Alexeev, tendo estudado previamente com Andrew Ball.

Enquanto doutoranda na Universidade de Indiana – Jacobs School of Music, nos Estados Unidos, trabalhou com o pianista Arnaldo Cohen. Encontra-se de momento a residir em Portugal e a preparar o seu trabalho final de Doutoramento, intitulado “Obras para Piano e Orquestra de Compositores Portugueses”.

 

10 de Maio – Auditório Fernando Lopes Graça

- 17h00 - Palestra por José Eduardo Martins 

“Debussy e a “Química Harmónica” destinada ao Piano”

- 21h00 – Recital de Piano por José Eduardo Martins

(Homenagem a Debussy – Centenário da sua Morte) 

 

José Eduardo Martins

José EduardoJosé Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, onde começou seus estudos com o professor russo José Kliass. Mais tarde, trabalhou durante alguns anos em Paris, com Marguerite Long, Jean Doyen e matérias teóricas com Louis Saguer. Martins tem 23 CDs gravados no Exterior e lançados pelos selos Labor (U.S.A.), Portugaler, PortugalSom/Numérica (Portugal), Esolem (França), PKP e principalmente De Rode Pomp (Bélgica). Seis CDs são dedicados à música portuguesa, mormente as composições de Carlos Seixas (1704-1742) e Fernando Lopes-Graça (1906-1994). É autor de vários livros publicados no Brasil e no Exterior, salientando entre os últimos “Impressões sobre a Música Portuguesa” (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011) e “Série Témoignages nº 4 – Le pianiste brésilien José Eduardo Martins” (Université Paris-Sorbonne, 2012). José Eduardo Martins é intérprete da integral de Claude Debussy para piano, autor de “O som píanístico de Claude Debussy” (São Paulo, Novas Metas, 1982), de vários artigos para os Cahiers Debussy, publicação do Centre de Documentation Claude Debussy, Paris, tendo gravado, entre seus CDs, três para o selo belga De Rode Pomp, deles constando obras de Debussy.

Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, Doctor Honoris Causa pela Universidade Estatal Constantin Brancusi da Romênia, Acadêmico Honorário da Academia Brasileira de Música e Membro Honorário da Associação Lopes-Graça de Lisboa. Recebeu em Bruxelas a Ordem do Rio Branco do Governo do Brasil. É Officier de la Couronne da Bélgica, condecoração outorgada pelo Rei Alberto II.

 

18 de Maio I 21h - Complexo Cultural da Levada

“Êxodo”

Paulo Bernardino (Clarinete) I Augusto Baschera (Guitarra)

 

Augusto Baschera e Paulo Bernardino

DSC_1176Augusto Baschera – Premiou festivais como compositor, instrumentista e arranjador,entre eles obteve 1° lugar no festival “17ª Seara” no ano de 2011 na cidade de Carazinho, o prêmio de melhor arranjo no festival “Canto de Luz” no ano de 2013 na cidade de Ijuí, 1° lugar no “9° Festival da canção de Vacaria” no ano de 2014 na cidade de Vacaria, melhor instrumentista e 1° lugar no Festival do Passo no ano de 2015.

Em 2016 obteve o grau de Mestre em Performance pela Escola Superior de Música de Lisboa, orientado pelo Prof. Ms. Antonio Jorge Gonçalves, onde neste mesmo ano foi solista convidado pela Orquestra Sinfônica da Escola Superior de Música de Lisboa.

Viajou e levou sua música para diferentes lugares, entre eles: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Inglaterra.

No ano de 2017, gravou “Cd” e “DVD” em DUO, ao lado do renomado músico brasileiro Gabriel Selvage, e deu início à produção do seu primeiro álbum, que conta com a formação de um quarteto, ao lado de João Barradas (acordeão), Tiago Mourão (contrabaixo) Vini Baschera (bateria).

Paulo Bernardino -Licenciado em clarinete pela Esml (Escola Superior de Música deLisboa) e atualmente encontra-se no segundo ano de mestrado. Frequentou o curso de clarinete performance em Koninklijk Conservatorium (Bélgica).

Ao longo da sua formação tem trabalhado com diversos clarinetistas e frequentado vários estágios de orquestra o que lhe fizeram adquirir conhecimento ao longo de todos estes anos.

No âmbito da música Jazz, participou regularmente em alguns Festivais onde pode trabalhar com algumas referências da mesma.

19 de Maio I 18h – Auditório Fernando Lopes Graça

Recital de Guitarra – Pedro Ferreira

 

Pedro Ferreira

Pedro FerreiraNatural da Serra de Tomar, Pedro Ferreira Iniciou os seus estudos em 2011 onde frequentou o curso profissional de Instrumentista de cordas e tecla no conservatório de artes e música Canto Firme de Tomar, sob a orientação do professor David Ferreira.

Atualmente leciona no projeto “Primeira aula de música” no Pego em Abrantes e frequenta o 3º ano da licenciatura em música, na variante instrumento em Guitarra Clássica, orientado pelo professor Miguel Carvalhinho e pelo professor João Tiago na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Já frequentou masterclasses com professores tais como: Hubert Kappel, Dejan Ivanovic, Carlos Barbosa Lima, João Diogo Leitão, Quitó de Sousa, Pedro Rodrigues, Fernando Riscado Cordas, Nuno Cachada e Laura Young.

​Foi Laureado em concursos (solo e música de câmara): 2º lugar em 2012 “Concurso Internacional do Fundão” – ensemble de guitarras; 1º lugar em 2013 no “Concurso internacional do Fundão – ensemble de guitarras”; 1º lugar no concurso “O melhor instrumentista canto firme e mação” em 2013; 2º lugar no “I Concurso Internacional de Guitarra Clássica na Golegã” em 2013 e em 3º lugar em 2014 no mesmo concurso.

Faz parte do coro de câmara da ESART “Coro Autêntico” onde atualmente estão a gravar um CD para coro e quarteto de guitarras com estreias de obras encomendadas sob a orientação do professor Gonçalo Lourenço.

25 de Maio I 21h – Auditório Fernando Lopes Graça

Apresentação do Musical “Charlie Chaplin”

Pelos alunos do Conservatório de Artes Canto Firme

 

 

27 de Maio I 18h – Auditório Fernando Lopes Graça

Recital de Tuba e Piano

Filipe Carvalho (Tuba) I Francesca Di Pierro (Piano)

 

Detalhes

Início:
5 Maio, 2018
Fim:
27 Maio, 2018
Event Categories:
, , ,

Organizador

Canto Firme
Telefone:
249314251
E-mail:
Site:
www.cantofirme.pt

Local

Canto Firme
Telefone:
249314251
Rua Dom Lopo Dias de Sousa, 8C, Tomar, 2300-483 Tomar
+ Google Map
Site:
www.cantofirme.pt