Iniciação Musical
Destinado a alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico, constitui a primeira fase da aprendizagem formal da linguagem musical e da prática instrumental. Assente num currículo emanado do Ministério da Educação, os programas foram elaborados tendo em conta não só os conhecimentos específicos a adquirir, mas também os benefícios que a prática musical pode trazer ao desenvolvimento das crianças:
- Contribui fortemente para um desenvolvimento equilibrado;
- Consolida a aptidão à concentração;
- Desenvolve as componentes motora e psicomotora;
- Contribui para a formação de hábitos e métodos de trabalho;
- Devido ao grau de abstracção que a sua prática e assimilação exigem, e sendo uma forma de expressão individual e colectiva, é um meio privilegiado para que cada um acredite continuamente nas suas potencialidades e na forma como estas se desenvolvem;
- Permite adquirir o espírito de trabalho em grupo de forma criativa;
- É parte determinante e fundamental para a consolidação de valores estéticos universais e intemporais na formação do indivíduo e da sua personalidade.
Integra 3 disciplinas: Instrumento, Expressão Musical e Classe de Conjunto.
Música na Primeira Infância
As aulas de Música para a Primeira Infância baseiam-se na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Afastando a possibilidade de ser um método de ensino da música, esta teoria preocupa-se com os processos de aprendizagem das crianças. Assim, os professores centram a sua atenção em “como aprendem os alunos” e não em “como devo ensinar”. Segundo E. Gordon, o ser humano aprende música num processo semelhante à aprendizagem da língua materna. Por isso acreditamos que as primeiras aulas de música devem acontecer o mais cedo possível, ainda em bebé. A criança construirá o seu vocabulário musical em paralelo com o vocabulário linguístico, começará a cantar ao mesmo tempo que começa a falar, contribuindo para que a música lhe seja algo intrínseco e natural.
Música para Pais e Bebés
As aulas de música para bebés são destinadas a crianças dos 0 aos 3 anos, acompanhadas por um adulto. O principal objectivo destas aulas centra-se ao primeiro estádio de aprendizagem – Aculturação. Nelas proporcionamos ao bebé ambientes auditivos diversos, com especial enfoque para a voz cantada, que será o seu primeiro instrumento musical. É através da voz que imitamos, para interiorizar e exteriorizar o que absorvemos. Outra componente importante é o movimento, essencial para o desenvolvimento das suas aptidões rítmicas. Deste modo, haverá sempre uma ligação entre música e movimento para que o bebé possa “observar o que ouve”, deixando-lhe espaço para tomar consciência corporal e passar a “sentir o que ouve e vê”. A participação do acompanhante é essencial por vários aspectos: é, mais do que o professor, um modelo para o bebé; o timbre da sua voz é familiar. Além do mais, estando todos os adultos a fazer o mesmo, o bebé assumirá a actividade como natural e como um modelo a seguir. Estas aulas são ainda um espaço privilegiado para o fortalecimento dos laços de confiança entre pais e filhos, através da cumplicidade na participação das actividades.
Música e Movimento
Destinadas a crianças entre os 3 e os 5 anos, as aulas de Música e Movimento surgem como uma “ponte” necessária e indispensável entre as aulas da primeira infância e a educação musical formal. Nesta altura as crianças já estarão no 3º estádio de aprendizagem – a Assimilação. São agora capazes de imitar e compreender o que ouvem, permitindo-lhes generalizar e expressar as suas próprias ideias musicais. Cada uma destas aulas será uma experiência nova, tentando abordar e desenvolver as aptidões variadas que mais tarde permitirão uma boa compreensão musical e, sobretudo, vivências musicais felizes.
Objetivos:
- Introdução de alguns conceitos necessários à compreensão futura de conteúdos;
- Desenvolvimento da audição (pensamento musical interior);
- Desenvolvimento das aptidões rítmicas, melódicas e de coordenação corporal;
- Sentir a música no seu corpo, no movimento (essencial para perceber o que irão aprender na teoria musical);
- Conhecer os instrumentos musicais, para uma futura escolha mais consciente.

